RECUPERAR ARQUIVOS APAGADOS NO WINDOWS

ENTENDA COMO É POSSÍVEL RECUPERAR SEUS ARQUIVOS DE  FORMA PRÁTICA E FÁCIL.

RECUPERAÇÃO DE ARQUIVOS

Ao contrário do que se pode pensar, toda memória conserva a informação que foi deletada podendo ser recuperada posteriormente.

Recuperar arquivos deletados deixou de ser uma tarefa somente para especialistas no assunto. Atualmente qualquer pessoa pode recuperar seus arquivos utilizando programas que fazem todo o trabalho duro.

 

Como-recuperar-dados-apagados-no-HD

PROGRAMA PARA RECUPERAR ARQUIVOS

Uma ferramenta muito utilizada para recuperar arquivos deletados ou corrompidos é o RECUVA que faz uma varredura completa do disco em busca de arquivos deletados de forma fácil, grátis, e em português.

Veja um tutorial sobre a utilização do RECUVA. Baixe aqui.

RECUPERAÇÃO DE ARQUIVOS

 

A RECUPERAÇÃO É POSSÍVEL, MAS NÃO HÁ GARANTIAS

Ao deletar um arquivo o sistema apaga somente a indexação (registro da tabela de arquivos que indica sua posição) do mesmo. Os bits que formam o arquivo continuam codificados no disco, mas o espaço ocupado por eles fica disponível para gravação de outros bits de novos arquivos. Assim é feito para poupar tempo, pois é muito mais rápido apagar apenas a indexação do que apagar todos os bits do arquivo.

Por isso a capacidade de recuperar um arquivo deletado diminui quando são gravados novos arquivos sobre o mesmo. Recuperar arquivos que já tenham sido sobrescritos não é uma tarefa fácil e pode exigir um programa de recuperação pago ou a intervenção de especialistas, sem garantia de sucesso.

Isto explica porque não se deve utilizar a mesma unidade de disco para salvar os arquivos recuperados, pois os mesmos podem acabar sobrescrevendo outros arquivos que se deseja recuperar. Desta forma sempre utilize outra unidade de armazenamento como HD externo, pendrive, etc. para gravar seus arquivos recuperados.

Algumas condições podem ajudar ou atrapalhar a recuperação de dados:

  • Tipo de falha: danos físicos no disco rígido dificultam a recuperação.
  • Tamanho do arquivo: quanto menor for o arquivo, maiores as chances de sucesso.
  • Tempo: quanto mais recente a perda, maiores chances de recuperação.

O próprio RECUVA, depois da varredura, indica por meio de cores quais são as chances de recuperação de um arquivo.

  • Vermelho: o arquivo está irrecuperável.
  • Amarelo: indica que existe algum tipo de risco na recuperação deste arquivo.
  • Verde: significa que o arquivo está completamente apto a ser recuperado.

O programa também oferece uma opção de verificação profunda que aumenta as chances de recuperação do arquivo. A varredura neste caso vai levar muito mais tempo do que a verificação padrão.

CUIDADO

É comum apagar os dados de dispositivos de armazenamento digital (celulares, PC, pendrives, etc.) antes de se dispor dos mesmos (vender, trocar, doar, etc.). O problema é que somente apagar não é suficiente, pois qualquer um pode ter acesso aos arquivos deletados utilizando programas de recuperação de dados.

Exemplo: algum profissional de manutenção pode se utilizar da possibilidade de recuperar arquivos para invadir a privacidade dos seus clientes procurando fotos, vídeos ou documentos deletados. Por isso, tome cuidado ao levar seu computador para manutenção, certificando-se de que o profissional é de confiança.

Para garantir que o arquivo não possa ser recuperado, existem programas capazes de limpar todos os rastros do arquivo como o AbsoluteShield File Shredder.

Se você utiliza Drives SSD (Solid State Disks) vai precisar de programas mais específicos, pois métodos de eliminação de dados mais comuns, como o citado acima, são ineficientes neste tipo de Drive. Fabricantes como Lenovo e Intel já possuem ferramentas específicas para destruir dados de modo seguro de um SSD.

AUMENTE AS CHANCES DE RECUPERAÇÃO

Se não for possível recuperar seu arquivo utilizando o RECUVA, tente outros programas do gênero para aumentar suas chances de recuperar arquivos deletados:

1 Resultado

  1. Só não ficou claro e é bom avisar que não deve ser instalado o programa de recuperação de arquivos deletados na mesma unidade onde se vai pesquisar pois durante a instalação desses programas gratuitos, arquivos deletados importantes serão apagados devido ao processo de sobrescrita nos cluster.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *