COMO DEIXAR O COMPUTADOR MAIS RÁPIDO: SSD x HDD

Compartilhe com seus amigos!

TROQUE SEU HD COMUM POR UM SDD E MELHORE O DESEMPENHO DO SEU COMPUTADOR.

Ter muita memória e um processador de última geração não é o suficiente para se ter um PC de excelente desempenho. Entenda como seu HD pode interferir no desempenho geral do seu computador.

Veja como deixar o computador mais rápido

Seu computador tem um processador potente e muitos Gigabytes de memória RAM e mesmo assim está lento? Antes de pensar em trocar seu PC considere substituir seu HD tradicional (HDD) por um SSD (Solid State Drive = Disco de Estado Sólido) que traz uma série de vantagens e pode melhorar substancialmente o desempenho do seu computador.

 

SSD x HDD:

Enquanto os processadores e memórias tiveram uma grande evolução nas suas tecnologias, o HD comum (HDD) teve uma evolução bem menor se tornando em um dos principais gargalos no desempenho de um computador.

Com a nova tecnologia  SSD este problema pode ser resolvido, podendo diminuir significamente o tempo de inicialização além de deixar muito mais rápida a abertura de aplicativos, edição de vídeos, trabalhos com imagens, etc. Veja as principais vantagens do SSD em relação ao HDD:

 

  • Menor probabilidade de falhas: O HD comum pode apresentar perda de dados por motivos como queda de energia ou impacto. Os SSD são mais seguros por serem 100% eletrônicos e não utilizarem qualquer processo mecânico no funcionamento.
  • Maior velocidade: os HD de Desktops comuns tem velocidade de 7200 rpm (rotações por minuto) e nos Notebooks a velocidade mais comum é de  5400 rpm. Para trabalhar adequadamente com as memórias e processadores atuais, seria necessário que o HD tivesse em torno de 195.000 rpm. O máximo que se consegue atualmente é 15000 rpm em HDs especiais usados geralmente em servidores.
  • Menor consumo de energia: Sua eficiência energética pode aumentar a durabilidade da bateria de computadores portáteis além de gerar menos calor.
  • Menos ruído: por funcionarem de forma mecânica os HDDs geram ruídos principalmente na execução de atividades mais pesadas como jogos ou filmes. Os SSDs são mais silenciosos por serem totalmente eletrônicos.
  • Mais leve: SSDs pesam em torno de 77 gramas contra 752,5 gramas dos HDDs.
  • Maior durabilidade:  SSDs são mais resistentes e menos susceptíveis a danos em comparação aos HDDs.

     

    Troca

    Para fazer a troca seu computador precisa ter entrada SATA, presente na maior parte dos computadores fabricados nos últimos 6 anos. Lembre-se de desligar o computador antes de iniciar o procedimento.

    Para copiar os arquivos do HD antigo para o SSD basta utilizar um programa específico para este fim que, normalmente, já acompanha o próprio SSD recém adquirido.

    image

    Preço: No Brasil o preço de um SSD de 120 GB pode sair em torno de R$ 500,00.

Se você tem problemas de lentidão como o Windows veja este artigo: COMO DEIXAR O WINDOWS MAIS RÁPIDO

Compartilhe com seus amigos!

2 Resultados

  1. herick fernandes disse:

    É, o problema é o preço aqui no Brasil, graças ao absurdo dos impostos. Fica a questão de usar os 500,00 pra obter um HD com Tera de espaço (que cabe muito mais jogos e videos) ou um SSD com 120 Giga (que compensa na velocidade e segurança).
    O preço ainda é um fator que torna um pouco inviavel armazenamento em ships, aí vai depender da necessidade de cada pessoa de acordo com os tamanhos e importancia dos arquivos pessois de cada um.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.