PENALIZAÇÕES DO GOOGLE PARA SITES: TIPOS E CAUSAS

Compartilhe com seus amigos!

 

Boa parte do algoritmo de ranqueamento utilizado pelo Google é desconhecido, mas alguns especialistas tem conseguido desvendar alguns segredos.

Baseando-se em algumas destas descobertas, relacionamos alguns tipos de penalidades para sites e as suas principais causas.

Alguns itens da lista abaixo não são unanimidades entre os especialistas, mas todos concordam que o Google quer proporcionar ao usuário uma melhor experiência por meio de um conteúdo relevante e de qualidade.

SOBRE AS PENALIZAÇÕES DO GOOGLE

Tipos

  • Penalidade -30: queda de 30 posições no resultado das pesquisas
  • Penalidade -950: queda de 950 posições no resultado das pesquisas, mas vale apenas para páginas individuais.
  • Exclusão: o site é retirado dos resultados da pesquisa.

Principais causas das penalidades

  • Conteúdo duplicado: Não se deve utilizar o mesmo conteúdo em várias páginas.
  • Aquisição de links: qualquer tentativa de manipular o sistema não é recomendável. Comprar links para tentar melhorar o posicionamento no Google pode gerar punição.
  • Exagerar no volume de palavras chaves: o conteúdo deve ser escrito para pessoas e não para tentar manipular os mecanismos de busca. Técnicas de SEO são recomendadas, mas não exagere.
  • Troca de links ou links recíprocos: Essa era uma técnica muito utilizada, mas com as mudanças nas políticas do Google caiu em desuso, por ser passível de punição quando descoberto.
  • Inexistência de Sitemap: Sitemap é um mapa que contem uma lista com todas as páginas do site. São muito utilizados pelos mecanismos de busca e a falta deste pode fazer cair seu PageRank.
  • Copiar conteúdo de outro site: Produza seu próprio conteúdo, pois o Google pune severamente sites que copiam conteúdo de outrem.
  • Links externos ruins: sempre verifique se os links para outros sites estão funcionando corretamente. Inserir em seu site muitos links que não funcionam, podem resultar em penalidades.
  • Página com carregamento lento: sempre procurando uma melhor experiência para o usuário o Google dá preferência a páginas mais leves.
  • Texto Oculto: técnica de camuflagem de palavras-chaves dentro no conteúdo sem prejudicar a qualidade e a estética. Geralmente utiliza-se o texto com a mesma cor de fundo do site tornando o mesmo invisível para o leitor.
  • Texto alternativo para imagens: inserir texto alternativo quando uma imagem não é carregada é uma prática comum e recomendada, porém não deve ser usada para aumentar o volume de palavras chaves.
  • Spam nos comentários: tenha um bom filtro contra spam nos comentários e também evite a técnica de troca de comentários para não correr o risco de sofrer penalizações.

Existem diversas outras causas de penalizações pelo Google, mas a causa principal é tentar utilizar técnicas para tentar enganar o sistema ou o usuário.

A melhor opção é tentar focar em criar conteúdo relevante e de qualidade para o visitante e assim obter tráfego de forma natural e consistente.

Como Pedir Reconsideração

Se seu site foi penalizado tente descobrir o motivo fazendo uma avaliação criteriosa tanto na estrutura quanto no conteúdo antes de pedir uma reconsideração.

Para fazer tal pedido você deve se inscrever no Google Webmaster Tools e acessar o Formulário de pedido de reconsideração para inserir o endereço do site. Se tiver alguma dificuldade acesse o Fórum de ajuda a Webmasters do Google para obter ajuda.

Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *