DICAS PARA SER UM BOM PROFISSIONAL DE MARKETING DIGITAL

Compartilhe com seus amigos!

No Brasil temos 100 milhões de usuários na internet, isso equivale a praticamente 50% da população total do país, desse número, 86 milhões possuem conta no Facebook.

Desde de 2007 o brasileiro é o que mais fica conectado em todo planeta.

Em 2013 as vendas pela internet no Brasil movimentaram 31 bilhões de reais segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).

Esses dados servem pra mostrar principalmente que os brasileiros estão mudando cada vez mais seus hábitos e adotando a internet como meio de entretenimento, fonte de pesquisa e compras.

Com esse mercado crescendo cada vez mais, o profissional da área de marketing digital está ganhando cada vez mais espaço e precisa estar preparado para o mercado de trabalho que também está começando a ficar competitivo.

Pensando nisso, Colocamos aqui algumas dicas e conselhos para quem está interesse em ingressar no marketing digital.

Defina sua estratégia, seus objetivos, metas e métricas

defina-estratgias2

 

 

Se você fizer uma rápida busca no Google em relação ao assunto poderá encontrar definições como “gestor em marketing digital” ou “consultor em marketing digital”. Ou seja, um profissional dessa área é acima de tudo um gestor, e como todo gestor definir planejamentos e estratégias é o ponto principal.

Então a primeira ação que deve ser realizada em qualquer projeto que envolva a internet é a definição de metas, objetivos e métricas. Estipule prazos e quais meios deverão ser estabelecidos para que suas metas seja cumpridas.

É necessário também analisar os resultados esperados com o uso da internet na promoção do seu evento, na venda do seu produto ou na divulgação do seu serviço.Definir o seu público-alvo. Onde eles estão e o que fazem. Quantos novos clientes pretende conseguir no final da campanha.

Para cumprir esta inicial, existe um leque de ferramentas que facilitam o seu trabalho. Algumas pagas, outras muitas gratuitas.

Dê preferência nas horas vagas para estudar sobre o Google Analytics. Essa é uma das ferramentas mais utilizadas para se medir a audiência de um site na internet e é totalmente de graça.

Tenha um site ou blog

site-blog2

 

A melhor maneira de praticar é tendo um site ou blog pessoal, use-o como laboratório para testar as ferramentas de SEO que são usadas no mercado. Lembre-se, ações de marketing não dão resultados imediatos, o Google Analytics, por exemplo, demora até 2 semanas para levantar todos os dados de um site. Então tenha paciência e mantenha seu site/blog sempre com conteúdo atualizado, nem que seja mensalmente.

Use as redes sociais

 

Redes-Sociais2

Crie uma fanpage no Facebook e uma conta no Twitter e no Google+.

Lembrando que Facebook, Fanpage não é perfil. Perfil é para pessoas. Fan Page é para empresas, organizações, marcas, eventos etc. Além disso, um perfil pode ter apenas 5 mil amigos enquanto uma fanpage não tem limite para curtidas.

Use as redes sociais para interagir com o seu site, replique o conteúdo que você publicou no blog e aproveite também para produzir conteúdo na rede social.

No Facebook existe a opção de “link patrocinado” onde você pode promover um post ou a fanpage inteira para que ela alcance um número maior de visualizações, porém, esse é um recurso pago, apenas recomendo apenas para quem tem dinheiro sobrando e esteja disposto a gastar.

Invista em alguma especialização

pos-graduacao1

Hoje em dia existem várias Instituições de ensino oferecendo cursos de pós-graduação na área de marketing digital para quem já possui formação em alguma área da Comunicação. Mas mesmo quem é formado em outra pode se inscrever. Pesquise na internet, opções de faculdade é que não falta, escolha a que te agradar melhor.


Compartilhe com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  • O HSBC disse que sucesso no Brasil é dificil. Nao está facil para ninguem. Estabilidade nao existe, mais um motivo para buscar novas alternativas e empreender.